Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

História

Publicado: Quinta, 04 Fevereiro 2021 15:39 | Última Atualização: Quinta, 04 Fevereiro 2021 15:39 | Acessos: 553

História

O município de Alto do Rodrigues teve sua origem numa fazenda de gado pertencente ao capitão Rodrigues Ferreira, chefe político que exercia a sua influência em Macau, nos fins do século XIX.
Em torno da fazenda foram-se aglomerando lavradores, que plantavam algodão, colhiam cera de carnaúba e exploravam culturas de subsistência. A localidade teve um lento desenvolvimento, e, somente a partir de 1942, com a construção de uma escola, é que passou a ser considerada povoado do município de Pendências.
O topônimo deve-se ao fato da casa grande da fazenda do capitão Rodrigues situar-se numa elevação do terreno, à margem direita do Rio Açu, que os moradores passaram a chamar o Alto Rodrigues.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto do Rodrigues, pela Lei Estadual n.º 2.859, de 28-03-1963, desmembrado de Pendências (ex-Independência). Sede no atual distrito de Alto do Rodrigues (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 14-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 157.
Fim do conteúdo da página